domingo, 8 de fevereiro de 2009

AIDA BAPTISTA 1929-2008


DURANTE ALGUNS DIAS NO MEU FOTOLOG http://www.fotolog.com/parquemayer1
RECORDEI AQUELA QUE FOI A MAIOR VEDETA DO TEATRO DE REVISTA DO SEU TEMPO AIDA BAPTISTA,DEI POR TERMINADA HOJE O MEU SIMPLES E HUMILDE TRIBUTO A ESTA GRANDE SENHORA QUE TANTO ADMIREI E VOU CONTINUAR A ADMIRAR E A RELEMBRAR COM ALEGRIA POR TUDO O FOI E FEZ PELO TEATRO DE REVISTA.
APÓS FAZER HOJE O MEU ULTIMO LOG FUI DESCOBRIR NOS MEUS BAÚS UMA NOTICIA DO CORREIO DA MANHA DE 19 DE ABROL DE 1990 EM QUE A NOTICIA TEM POR TITULO " O QUE É FEITO DAS VEDETAS DO ANTIGAMENTE" MADALENA IGLESIAS MARIA CLARA,ARTUR GARCIA,VALERIO SILVA,GABRIEL CARDOSO E AIDA BAPTISTA.
DEIXO HOJE AQUI A ENTREVISTA FEITA A AIDA BAPTISTA E REPAREM COMO PORTUGAL É INGRATO COM OS SEUS ARTISTAS......
---------------------------------------//------------------------------------------------
AIDA BAPTISTA NÃO CHORA,PORQUE É CORAJOSA.
MAS JÁ O DEVE TER FEITO ALGUMAS VEZES,NOS ANOS 50/60 O SEU NOME FEZ ENCHER OS TEATROS TODOS DO PARQUE MAYER E O MONUMENTAL,A IMPRENSA DA ÉPOCA DIZIA ENTAO QUE ERA UM " MONSTRO" DO TEATRO NACIONAL.
NAO LHE SERVIU DE NADA RETIRADA DO PALCO Á CERCA DE 15 ANOS,NUM BAIRRO MODESTO DE LISBOA.....VIVE NUMA PEQUENA CASA DE DUAS DIVISOES,SOFRE DE UMA TERRIVEL E IRREVERSIVEL DOENÇA;ANGINA DE PEITO.
NAO PODE FAZER ESFORÇOS,MASA SUA REFORMA NAO LHE PERMITE USUFRUIR DOS SERVIÇOS DE UMA EMPREGADA DOMÉSTICA.
" OS MÉDICOS DIZEM-ME QUE NÃO POSSO TRABALHAR,NAO POSSO FAZER ESFORÇOS,MAS QUE QUER...NAO TENHO NINGUÉM QUE ME AJUDE,FAÇO TUDO SOZINHA."
NO ENTANTO NUNCA PEDIU AJUDA A NINGUÉM,NEM ESCREVEU A NINGUÉM A LAMENTAR-SE DA SUA SITUAÇAO ECONÓMICA.
" NUNCA ME QUEIXEI,NAO TENHO FEITIO PARA ISSO.
SOFRO COMIGO E COM O MEU MARIDO,QUE É TECNICO DE TELEVISÃO E RÁDIO E TRABALHA CÁ EM CASA....CUSTA-ME MAS CONFORMEI-ME."
PERGUNTÁMOS SE NAO TEM SAUDADE DO TEMPO DE OURO
" SAUDADES MEU CARO?JÁ NAO TENHO....CONFORMEI-ME,REPARE SÓ NISTO,ANTIGAMENTE O TELEFONE CÁ DE CASA NÃO PARAVA DE TOCAR,AGORA ESTÁ SEMPRE CALADO....NINGUÉM ME TELEFONA...NINGUEM ME PROCURA....NÃO SAIO...CUSTA-ME."
ANTES DE NOS DESPEDIRMOS AINDA DIZ
" QUANDO MANDAR CÁ O FOTOGRAFO AVISE-ME DE VESPERA! QUERO ESTAR MAQUILHADA."
AIDA BAPTISTA DEIXOU-NOS A 24 DE OUTUBRO DE 2008
PORTUGAL POR VEZES NÃO MERECE O QUE TEM
APLAUSOS Á AIDA BAPTISTA VEDETA ATÉ AO FIM

4 comentários:

Paulo disse...

Excelente. Adorei ler esta entrevista, ela é o espelho deste país, enquanto uma pessoa está por cima, não lhe falta amigos, mas quando a pessoa se afasta perde tudo. Mas isso não é novo. Eu li uma entrevista em 1946 do carlos Otero que se queixou que após ter deixado o cinema em 1942 após o "lobos da Serra", um dia ia na rua e alguns colegas do cinema viram-no e atravessaram a rua para fingir que não o viram. É pena mas é a realidade.
Abraço.

isto é espetaculo disse...

Sem pretender, de modo algum, criticar o seu trabalho de carácter bigráfico sobre Aida Baptista, gostaria de lembrar que foi grande adepta do radio-amadorismo, de certo modo um movimento antecessor da internet. Em várias entrevistas referiu pertencer aos "macanudos". É possível que entre os que, pese a força actual da internet, mantêm vivo o radio-amadorismo encontre algum material sobre a artista e, sobretudo, quem deseje partilhar memórias.

Luís Galego disse...

passei aqui por acso, mas fiquei deveras sensibilizado com o que li....que país este que deixa morrer na miséria os seus artistas...

P.S E já ouviu falar da actriz Anabela? eu era miudo e tinha uma paixão por aquela mulher, quando com os meus pais a via no ABC....desapareceu de forma estranha e sem deixar rastro.

Bárbara Barbosa disse...

mas que senhora de bom gosto