quinta-feira, 9 de Abril de 2009

FALECEU A ACTRIZ DINA MARIA


FOI COM UMA ENORME TRISTEZA QUE HOJE FUI SURPREENDIDO COM A TRISTE NOTICIA DA MORTE DE DINA MARIA.
DINA MARIA FOI UMA DAS MAIS BONITAS ACTRIZES DO NOSSO TEATRO DE REVISTA,PARTICIPOU EM VARIADISSIMAS REVISTAS E COMÉDIAS,UMA DAS SUAS ULTIMAS APARIÇOES NO TEATRO FOI EM 1976 NO TEATRO CAPITÓLIO NA COMEDIA MUSICAL "GRANDE JOGADA" AO LADO DE DORA LEAL E JOSÉ VIANA.
RETIROU-SE DEPOIS DOS PALCOS MAS ERA VISITA ASSIDUA DAS ESTREIAS DOS ESPECTACULOS.
Á CERCA DE POUCO MAIS DE 2 ANOS A DOENÇA DE ALZEIMER COMEÇOU A MINA-LA E MAIS TARDE UMA DOENÇA DE FORO ONCOLÓGICO.
FALECEU Á DIAS SEM QUE A MAIOR PARTE DOS AMIGOA E COLEGAS TIVESSEM CONHECIMENTO.
SOUBE HOJE DO SEU FALECIMENTO PELA QUERIDA AMIGA E ACTRIZ ODETE ANTUNES QUE TANTAS E TANTAS VEZES TRABALHOU EM REVISTA COM A JÁ SAUDOSA DINA MARIA.
POR SER UMA MULHER ALTA DINA MARIA FICOU CONHECIDA NO MEIO TEATRAL PELA DINA GRANDE.
FALE AO TELEFONE ALGUMAS VEZES COM ELA E FICAVA SURPREENDIDA DE EU SABER QUEM ELA ERA E TER ALGUMAS FOTOGRAFIAS DELA NA MINHA VASTA COLECÇAO.
HOJE SINTO-ME UM POUCO TRISTE,O TEATRO ESTÁ MAIS UMA VEZ DE LUTO
PALMAS PARA DINA MARIA

3 comentários:

Anónimo disse...

Vai provavelmente ser a única notícia sobre uma actriz, que, como outras (eram mais as mulheres na revista), soube com profissionalismo cumprir a sua missão só aparentemente secundária nos espectáculos. Devido a um “star system” algo provinciano, pouco aberto a novos valores, viam o seu sonho de se tornarem estrelas esvair-se, recebendo sempre pequenos papéis que faziam com dignidade e respeito pelo público. Alguma das vedetas que partilhou o palco com Dina Maria terá um episódio para contar sobre ela? Alguma terá dedicado um minuto que fosse à sua memória, no dia de hoje? Há uma história por fazer do teatro de revista: a das “terceiras figuras”, a dos nomes mais pequenos nos cartazes, muito elogiados quando, de repente, tinham de substituir uma primeira figura doente, mas a quem depois continuavam a ser dados pequenos papéis, a dos(as) que morreram esquecidos(as) ou sobrevivem com dificuldades devido ao encerramento de vários teatros… Pelo menos hoje, neste dia triste para os que gostam de revista, há uma notícia (talvez a única) sobre uma actriz que deu as deixas certas para que outros brilhassem e que desapareceu sem que eles tivessem dado por isso. Obrigado pela notícia - triste mas digna, como a vida da actriz recém-falecida.

xana disse...

OBRIGADO POR DAR CONHECIMENTO DESTA NOTICIA TÃO TRISTE.
ESTA MULHER QUE FOI UM EXEMPLO DE BELEZA E LEALDADE, QUE INFELIZMENTE MORREU NO ESQUECIMENTO DA MAIOR PARTE DAS PESSOAS.
A ELA DEVO MUITO DO QUE HOJE SOU, FOI O MEU IDOLO,A MINHA "MÃE, MINHA AMIGA DE TODAS AS HORAS.
AQUI DEIXO AS MINHAS PALAVRAS EM HOMENAGEM A ESTA EXTRAORDINARIA MULHER A QUEM DURANTE MUITO TEMPO CHAMEI DE "TITI",A MINHA TITI,QUE QUEM A CONHECEU BEM SABE QUEM EU FUI NA VIDA DELA.
UM GRANDE BEIJO,PARA SEMPRE
XANINHA

isto é espetaculo disse...

agradeço todas as mensagens que teem enviado em memoria da actriz dina maria.
gostaria de contactar a dona xana,pois gostava de saber um pouco mais sobre o percurso de carreira desta artista.
peço-lhe que me envie umcomentario com uma forma de a poder contactar
email ou contacto telefone,nao colocarei aqui esse comentario como é obvio.
obrigado