quinta-feira, 13 de outubro de 2011

A PARTIR DE 7 DE NOVEMBRO NA JUNTA DE FREGUESIA DE SANTOS-O-VELHO





ANABELA

“Porque Charlot,Somos Todos Nós”


A fechar o ano de 2011,a Junta de Freguesia de Santos-o-Velho e Miguel Villa,com a colaboração especial de Paulo Borges Almeida,apresentam uma exposição de Homenagem a uma das mais prestigiadas actrizes de Revista e de Comédia dos Anos 70,Anabela.
Esta é mais uma iniciativa de Miguel Villa e o Presidente da Junta Luis Monteiro,a somar ás anteriores homenagens prestadas a Fernanda Baptista(2009) Milú(2010) e mais recentemente a Laura Alves(Setembro de 2011)
Poucos Talvez se recordem de quem foi Anabela,seu nome completo Anabela Ferreira Costa de Sousa,nasceu em Lisboa a 19 de Maio de 1946.
Começou por cantar e vencer um concurso de YÈ YÈ,seria então o grande empresário teatral Vasco Morgado que a convida para a Revista “Esta Lisboa Que Eu Amo” estreada em 1966 no então Teatro Monumental,para além de representar cantava também neste espectáculo com o não menos famoso grupo os “ROCKS” encabeçado por Eduardo Nascimento e Luis
N´Gambi entre outros.
O seu enorme Talento deu nas vistas e passou a integrar o elenco da Companhia de Teatro Alegre ao lado de nomes como Henrique Santana,Maria Helena Matos,Ribeirinho entre outros.
Integrada nesta companhia faz digressões a África,Moçambique,Joanesburgo,Açores e Madeira.
Estreia-se no Parque Mayer a convite de Tony de Matos ,no Teatro ABC na Revista “Frangas na Grelha”
Embora trabalhasse também nos Teatros Maria Vitória e Variedades,seria no no Teatro ABC que criou todos os seus grandes sucessos em Revista e Seria Lançada como Vedeta pelo então Empresário Sérgio de Azevedo.
Ficaram para a História do Teatro de Revista números como “Liza Minelly” , “Charlot”, “O Espantalho” ou “Manas Pitacas” entre outros.
Anabela integrou também o elenco de Revistas no extinto Teatro Adoque.
Teve uma breve passagem pelo Cinema ao lado de Isabel de Castro e Tony de Matos no filme “ O Destino Marca a Hora” e ainda “Derrapagem”
Com uma Carreira Brilhante e cheia de Sucessos,o nome de ANABELA apenas brilhou nos cartazes dos teatros durante 15 anos.
Diziam então os criticos da época que Anabela era “a mulher de mil caras e o monstro sagrado do Teatro Português,como fora outrora Beatriz costa”
Em 1977 a carreira de anabela era assombrada pela morte dos Pais e de uma irmã,iniciava-se assim um periodo de grande depressão,ainda assim trabalha até 1980.
Despede-se dos palcos nesse ano ao lado de Vitor Espadinha na Comédia “Chega Pra Todas”.
Anabela viria a Falecer no inicio dos Anos 90 vindo a ser completamente esquecida até aos dias de hoje.
Para que a Memória predure Miguel Villa,Luis Monteiro e Paulo Borges Almeida irão relembrar a Actriz com esta Exposição onde a sua carreira será lembrada atravéz de fotografias de cena e de cartaz,programas e cartazes da época,capas de discos de vinil e imprensa.
Esta Exposição será inaugurada no próximo dia 7 de Novembro pelas 18h no espaço de exposições da Junta(Rua da Esperança 49-Madragoa -Lisboa
e estará patente ao publico de Segunda a Sábado entre as 10 e as 19h até ao próximo dia 4 de Dezembro e tem ENTRADA LIVRE.

Sem comentários: